sábado, 23 de março de 2013

“Cansei de esperar ser magra para ser feliz”


Modelo plus size – “Cansei de esperar ser magra para ser feliz”

juliana
Cansei de esperar ser magra para ser feliz”. Esse é o desabafo da estudante de pedagogia Juliana Casotto, de 30 anos, eleita em 2013 como Miss Espírito SantoPlus Size. Há aproximadamente um ano, ela desistiu de inúmeras dietas para assumir seus 90 kg distribuídos em 1,70 m de altura. Com novos planos, seu maior desejo é se tornar Miss Brasil Plus Size.
Desde o nove anos, Juliana começou a engordar, sofreu com o sobrepeso e com o efeito sanfona. Por esta razão, era especialista em dietas para emagrecimento que nunca funcionavam. “Já fiz dieta da lua, do sol, de tudo o que se pode imaginar. Dietas malucas que colocavam a minha saúde em risco para ficar dentro do padrão”, contou a estudante.
Durante a adolescência e a fase adulta, Juliana passou por vários preconceitos e em uma das situações, perdeu o emprego por causa do excesso de peso. “Ouvia a típica frase: nossa você tem um rosto lindo, mas se emagrecesse ficaria ainda mais bonita. Trabalhava em um loja e sofria algumas perseguições por um cargo superior, logo fui demitida por não fazer parte do perfil da loja”, relembrou a Miss Espírito Santo Plus Size.
Juliana Casotto contou que queria sair e ir à praia, mas achava que devia estar magra para fazer alguns programas e para estar bonita. Até que resolveu tomar uma atitude e dar um basta para essa situação, que não a deixa feliz. “Há um ano pensei: dá para ser bonita do jeito que estou, ‘cheinha’. Tem um monte de menina gordinha, linda, e eu estou sofrendo aqui sem sair da porta para fora”, decidiu.
A estudante de pedagogia resolveu mandar umas fotos para o concurso Plus Size do estado, e foi eleita a mais bela. Plus Size significa tamanho maior, acima do manequim 44. O termo é usado pelo americanos para modelos de roupas acima do padrão convencional e tem devolvido a auto estima das mulheres que não se sentem bem por não serem magras.
Com aceitação do peso, Juliana Casotto descobriu benefícios que vão além da vitória no concurso. Atualmente, ela diz ser uma pessoa mais feliz e sorridente. Casada há 10 anos, o marido só tem elogios.
“A autoestima dela voltou e nossa vida social melhorou. Hoje frequentamos bares, praias, rios e cachoeiras, lugares e eventos que ela tinha vergonha de ir e participar. Graças a Deus isso mudou e a gente está muito feliz”, destacou o marido, Pierre Varejão.
O marido ainda destaque que o importante é gostar de si próprio e não ficar brigando com a balança. “o primeiro passo é se amar. Com esse amor as coisas começam a se transformar”, disse varejão.
Saúde
O clínico geral Marne do Nascimento alerta que a gordura traz riscos para o organismo, mas é possível ser saudável. “A pessoa deve fazer atividades físicas, manter uma boa dieta com fruta, verdura, arroz, feijão e carne. Se não fumar e não ingerir bebida alcoólica a pessoa consegue ser um ‘gordinho’ saudável”, explicou o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário